NÃO DEIXE QUE A DOENÇA DAS GENGIVAS CONTROLE A SUA VIDA
A doença das gengivas pode ser uma experiência desagradável e desconfortável. Desde gengivas que sangram ou estão inchadas devido à gengivite, até problemas mais sérios como a periodontite, os efeitos físicos da doença gengival tendem a piorar ao longo do tempo quando não são tratados.
Existem mais detalhes sobre os sinais precoces da doença das gengivas - juntamente com conselhos sobre como os tratar - nas outras secções deste website. Deve falar com o seu médico dentista se suspeitar que pode estar a sentir qualquer um deles.
O impacto escondido da doença das gengivas
Globalmente, cerca de 50% dos adultos sofrem de doença das gengivas. Ainda assim, para muitas das pessoas com sintomas da doença, o impacto pode ser mais do que físico, pois pode afetá-las emocional e socialmente.
Por exemplo, as pessoas que sofrem de halitose (mau hálito), um dos potenciais sinais de doença gengival, podem sentir-se extremamente inibidas, especialmente em situações sociais ou quando querem estar perto de alguém. Da mesma forma, a doença das gengivas pode ter um efeito no aspeto da sua boca, especialmente nos casos mais graves como a periodontite, que pode levar à irreversível perda de dentes. Esta situação pode ser preocupante e levar a uma perda de autoestima.
Quem vê sangue durante a escovagem ou uso do fio dentário, pode sentir ansiedade relativamente à sua causa ou implicações na saúde das suas gengivas. Mesmo algo tão simples como uma refeição fora com amigos pode ser difícil devido às preocupações com o sangramento das gengivas durante a refeição.
Como tratar a doença gengival
Felizmente existem muitas formas de impedir o avanço da doença das gengivas - começando com uma conversa com o seu médico dentista que poderá sugerir o melhor tratamento para si.
Também pode tomar algumas medidas fáceis entre as consultas dentárias para ajudar a manter a saúde das suas gengivas, os dentes fortes e o hálito fresco - e que reduzem o impacto da doença das gengivas na sua vida.
- Escove os seus dentes duas vezes ao dia, durante pelo menos dois minutos, com uma pasta de dentes com flúor parodontax. parodontax é 4x mais eficaz na redução da principal causa do sangramento das gengivas, a placa bacteriana, do que uma pasta de dentes regular*.
- Utilizar uma escova de dentes com uma cabeça pequena e com cerdas suaves e arredondadas, com especial atenção à linha gengival (a zona entre a gengiva e os dentes). Por exemplo, a Escova Suave parodontax foi especialmente desenhada para pessoas com problemas gengivais, e com escovagem duas vezes ao dia, ajuda a facilitar a limpeza dos dentes.
- Use fio dentário ou utilize escovilhões interdentários para remover a placa bacteriana de zonas de difícil acesso, como entre os dentes.
- Utilize um elixir bucal tal como o Elixir parodontax Diário que protege as suas gengivas durante todo o dia.
Aconselhe-se com o seu médico dentista sobre o melhor tratamento para si.
*Comparada com uma pasta dentífrica sem bicarbonato de sódio, após uma limpeza profissional e com escovagem duas vezes ao dia.Não aplicável à variante branqueadora.