Location:

Ilustração de uma gengiva a sangrar

5 FORMAS DE TRATAR O SANGRAMENTO DAS GENGIVAS

 

  1. Escove os seus dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma escova dentária com uma cabeça pequena e arredondada e cerdas suaves. Tente não escovar com demasiada força e utilize movimentos circulares ou elíticos na boca. Deve substituir a sua escova de dentes de três em três meses.
  2. Usar o fio dentário ou escovilhões interdentários pode ajudar a remover restos de comida e placa bacteriana em zonas de difícil acesso, tal como entre os dentes. Passe o fio dentário duas vezes ao dia, de preferência mesmo antes de escovar.
  3. Escolha uma pasta de dentes com flúor que tenha sido especialmente formulada para reduzir a acumulação de placa bacteriana que pode irritar as suas gengivas e levar à doença gengival. Por exemplo, uma pasta de dentes parodontax é 4x mais eficaz do que uma pasta de dentes regular na remoção da placa bacteriana, a principal causa da doença das gengivas.
  4. Se vir sangue durante a escovagem ou observar quaisquer outros possíveis sintomas de doença das gengivas, consulte o seu médico dentista o mais rapidamente possível, mas não espere até existir um problema para agir. Ir a consultas regulares com o seu médico dentista pode ajudar a despistar e tratar os sintomas da doença das gengivas antes que estes se agravem.
  5. Uma dieta pobre em nutrientes pode deixar os seus dentes e gengivas mais vulneráveis a problemas. Da mesma forma, as gengivas dos fumadores são mais suscetíveis a infeções. Ter um estilo de vida saudável e comer bem pode ajudar a manter todo o seu corpo saudável, incluindo as suas gengivas.

1. Oliver et al. J Clin Periodontol 1998;69(2):296-78.
2. Brown et al. J Dent Res 1996;75:672-83.
3. Data on file, GSK, parodontax Segmentation, August 2015.