Sinal da estação de comboio com "mau hálito" escrito

DICAS SIMPLES PARA AJUDAR A COMBATER A HALITOSE

O mau hálito, ou halitose, sendo esta a designação médica correta, é um problema embaraçoso que o poderá deixar intimidado quando estiver próximo de outras pessoas. Felizmente existem formas simples de combater este problema desagradável, mas descobrir qual a melhor solução para aliviar a sua halitose dependerá da sua causa.

CAUSAS DA HALITOSE

Embora haja muitas causas de halitose, uma das mais comuns é a acumulação da placa bacteriana entre e à volta dos seus dentes. Isto deve-se ao processo de degradação de restos de comida na sua boca pelas bactérias, podendo libertar gases com mau odor. A placa bacteriana também pode facilitar o desenvolvimento de cáries e doença das gengivas.

COMO SE LIVRAR DA HALITOSE

A melhor forma de combater o mau hálito causado pela placa bacteriana é adoptar uma boa rotina de higiene oral:

  • O início de qualquer boa rotina é com a escovagem duas vezes ao dia usando um pasta de dentes com flúor. Escolha a pasta de dentes parodontax pela sua fórmula pouco abrasiva com bicarbonato de sódio que remove fisicamente a placa bacteriana acumulada ao longo da linha da gengiva. Utilize todos os dias para manter a sua boca limpa e fresca.
  • Escove a sua língua suavemente para remover quaisquer bactérias presas na sua superfície.
  • Use o fio dentário para remover a placa bacteriana e restos de comida presos em zonas de difícil acesso entre os dentes.
  • Visite o seu médico dentista regularmente para avaliar a saúde dos seus dentes e gengivas e para uma limpeza profissional que remove quaisquer depósitos mais persistentes de placa bacteriana.

MAIS DICAS DE COMO COMBATER O MAU HÁLITO

Outras formas de manter o seu hálito fresco incluem:

  • Evitar alimentos com odores fortes, tais como especiarias, alho e cebolas, e bebidas como o café e alcóol que podem dar uma mau hálito temporário.
  • Deixe de fumar. Fumar e mastigar tabaco causa mau hálito e pode manchar os dentes, portanto, deixe de fumar em prol de um hálito mais fresco e dentes mais brancos.
  • Beba muita água para manter a hidratação e ajudar a escoar as bactérias e células mortas da boca que podem causar o mau hálito.

A halitose também pode ser provocada por algumas condições médicas, por exemplo infeções gastrointestinais, de garganta ou respiratórias. Se este for o caso então deverá aconselhar-se com o seu médico para ser tratado.

1. Oliver et al. J Clin Periodontol 1998;69(2):296-78.
2. Brown et al. J Dent Res 1996;75:672-83.
3. Data on file, GSK, parodontax Segmentation, August 2015.