Location:

Cuspo com sangue no ralo de um lavatório

COMO TRATAR A DOENÇA DAS GENGIVAS

A doença das gengivas é provocada pela placa bacteriana que se acumula à volta e entre os seus dentes. Se estas bactérias não forem removidas pela escovagem regular e uso do fio dentário, as gengivas podem ficar irritadas, resultando em gengivas que sangram, vermelhas e inchadas, que são os sintomas precoces de doença das gengivas, conhecida como gengivite.

Se estes sinais não forem tratados podem surgir pequenas bolsas entre os dentes e as gengivas. À medida que estas bolsas se desenvolvem podem levar a periodontite, uma das formas mais graves da doença das gengivas. Uma vez que se chega a esta fase de doença das gengivas poderão ter ocorrido danos e, se não for tratada, pode levar à perda de dentes.

É por isto que é tão importante encontrar um tratamento eficaz para a doença gengival nas fases precoces da gengivite, para manter as suas gengivas saudáveis.

3 PASSOS PARA CUIDAR DA DOENÇA DAS GENGIVAS

Gengivas saudáveis são necessárias para ter dentes fortes e a melhor forma de se assegurar da saúde das suas gengivas é com uma boa rotina de higiene oral.

São precisos apenas três simples passos para manter os dentes e gengivas limpos e ajudar a prevenir a doença das gengivas.

PASSO 1 - Escove os seus dentes duas vezes ao dia com um pasta de dentes com flúor parodontax

Escove os seus dentes duas vezes ao dia durante pelo menos dois minutos, utilizando uma escova de dentes com uma cabeça pequena e com cerdas suaves e aredondadas. Utilize uma pasta de dentes com flúor parodontax que é 4x mais eficaz na remoção física da principal causa da doença das gengivas, a placa bacteriana acumulada ao longo da linha da gengiva*, ajudando a manter o selamento entre as suas gengivas e dentes.

*Comparada com uma pasta dentífrica sem bicarbonato de sódio, após uma limpeza profissional e com escovagem duas vezes ao dia. Não aplicável à variante branqueadora.

PASSO 2 - Use o fio dentário para remover a placa bacteriana entre os dentes

Use o fio dentário ou uma escova interdental para remover a placa bacteriana de zonas de difícil acesso entre os dentes. Insira-o cuidadosamente entre os dentes para não danificar as gengivas.

PASSO 3 - Visite o seu médico dentista regularmente para remover a placa bacteriana acumulada e prevenir a doença das gengivas

Consulte regularmente o seu médico dentista, pois um profissional poderá identificar problemas nas suas gengivas antes de sentir os sintomas. O seu médico dentista também pode limpar, destartarizar e polir os seus dentes para remover a acumulação de placa bacteriana mais persistente (tártaro) e ajudar a prevenir a doença das gengivas.

Ao seguir estes três passos poderá ajudar a prevenir a doença das gengivas, mantendo as suas gengivas saudáveis e os seus dentes fortes.

E SE JÁ ESTIVER A SOFRER DE DOENÇA DAS GENGIVAS?

Se observar alguns dos sintomas de doença gengival ou já estiver a sofrer de gengivite, estes três passos poderão ajudar a impedir que esta se desenvolva para periodontite. Isto é importante porque a periodontite é irreversível e, se não for tratada, pode resultar na perda de dentes. Se tiver doença das gengivas, então, deverá consultar o seu médico dentista para que este o possa ajudar a impedir o agravamento do problema.

1. Oliver et al. J Clin Periodontol 1998;69(2):296-78.

3. U&A Parodontax Portugal 2018