Location:

Mulher a cheirar o seu hálito

SEIS CAUSAS FREQUENTES QUE PODERÃO ESTAR NA ORIGEM DA SUA HALITOSE

Sofrer de halitose e ter mau hálito, pode ser embaraçoso e deixá-lo pouco à vontade em situações sociais ou quando está próximo de alguém. Daí ser importante ter um melhor conhecimento sobre as causas da halitose. Aqui analisamos seis possíveis causas da halitose e o que fazer em cada caso.

1. NÃO ESTÁ A CUIDAR CORRETAMENTE DOS SEUS DENTES E GENGIVAS

A placa bacteriana está constantemente a acumular-se à volta e entre os seus dentes, o que pode provocar halitose. À medida que as bactérias digerem partículas de comida na sua boca, podem produzir gases com mau odor que provocam o mau hálito.

A melhor forma de prevenir esta condição é através da escovagem duas vezes ao dia, utilizando uma pasta de dentes com flúor, e uso do fio dentário para remover a placa bacteriana e restos de comida presos nas zonas de difícil acesso entre os dentes.

2. ESTÁ A CAMINHO DA DOENÇA DAS GENGIVAS

A halitose pode ser um dos sinais precoces da doença das gengivas pois pode ser provocado pela acumulação de placa bacteriana ao longo da linha da gengiva que, por sua vez, leva ao mau hálito. Se não for removida, então a placa bacteriana pode causar sangramento e gengivas inchadas, os sintomas da gengivite. Sem tratamento, isto pode avançar para formas mais graves da doença das gengivas.

Para ajudar a prevenir a gengivite deve escovar os dentes duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com flúor como parodontax que foi especialmente formulada para remover mais placa bacteriana do que uma pasta de dentes regular.

3. O QUE COME E BEBE

Se ingerir alimentos com odores fortes, tais como o alho, cebolas e especiarias ou bebidas como o café ou álcool, poderá ter mau hálito temporário. A melhor forma de impedir que isto aconteça é evitar este tipo de alimentos e bebidas.

4. É FUMADOR OU MASTIGA TABACO

Fumar cigarros, cachimbo, usar rapé ou mastigar tabaco pode deixar mau hálito. Também eleva o seu risco de doença das gengivas. Largue o vício do tabaco para ter uma boca mais saudável, dentes mais brancos e um hálito mais fresco.

5. ESTÁ A FAZER UMA DIETA RADICAL

Jejuar ou fazer dietas radicais ou de baixos níveis de hidratos de carbono pode ter como efeito secundário o mau hálito. Isto deve-se ao facto do corpo ter de metabolizar gorduras e, por isso, produzir químicos chamados cetonas. Estas libertam-se no seu hálito e alteram o odor. Este tipo de halitose só pode ser corrigido através da mudança dos seus hábitos alimentares.

6. TEM UMA CONDIÇÃO MÉDICA

Alguns casos raros devem-se a condições médicas que podem provocar o mau hálito. Um destes é "boca seca" ou na sua designação médica, xerostomia, que ocorre quando o fluxo de saliva para a boca é interrompido. Isto pode resultar em mau hálito porque é a saliva que humedece a boca e retira as bactérias que provocam o mau hálito.

Doenças gastrointestinais, diabetes, infeções da garganta ou respiratórias também causam mau hálito. Se tiver preocupações acerca do mau hálito deve consultar o seu médico ou médico dentista.

1. Oliver et al. J Clin Periodontol 1998;69(2):296-78.
2. Brown et al. J Dent Res 1996;75:672-83.
3. Data on file, GSK, parodontax Segmentation, August 2015.