AS GENGIVAS PODEM VOLTAR A CRESCER?

A resposta simples é não. Se as suas gengivas estiverem danificadas devido a, por exemplo, periodontite - a forma mais grave de doença gengival - não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer. Contudo, mesmo que a recessão gengival não possa ser revertida existem tratamentos que podem ajudar a prevenir o agravamento do problema.

COMO POSSO SABER SE TENHO RECESSÃO GENGIVAL?

Existem alguns sinais que pode identificar que lhe podem mostrar se tem problemas nas gengivas ou recessão gengival. Acontece quando as suas gengivas se deslocam dos dentes, deixando a raiz exposta e o primeiro sinal que poderá sentir é aumento da sensibilidade dentária. Poderá também notar que os seus dentes parecem mais compridos ou sentir um espaçamento na zona onde a gengiva se junta ao dente.

Embora possa verificar estes sinais, nem sempre é fácil dizer se tem recessão das gengivas. A melhor coisa a fazer é recorrer a check-ups regulares com o seu médico dentista, uma vez que um profissional pode identificar e tratar os problemas gengivais. Isto é especialmente importante com a recessão gengival, uma vez que obter tratamento o mais rapidamente possível é a melhor maneira de impedir que o problema piore.

O QUE CAUSA A RECESSÃO GENGIVAL?

Existem vários fatores que podem causar a recessão das gengivas e o seu médico dentista poderá ser capaz de o ajudar a identificar as causas:

  • Escovar os dentes com demasiada força - pode desgastar o esmalte dos seus dentes e fazer com as suas gengivas recuem.
  • Higiene oral deficiente - caso não mantenha os seus dentes limpos com escovagem e fio dentário regular, a placa bacteriana pode acumular-se e tornar-se num depósito duro chamado tártaro. Se este não for removido pode levar a doença das gengivas e recessão gengival. 
  • Ranger ou cerrar os dentes - caso esta situação seja grave pode colocar pressão nas suas gengivas fazendo com que elas recuem. 
  • Tabagismo - se fuma é mais provável que tenha recessão gengival.
  • Periodontite - Na doença gengival grave, chamada periodontite, as gengivas podem afastar-se dos dentes e criar bolsas. Estas podem infetar e danificar o tecido e o osso que segura os dentes no sitio, fazendo com que estes se soltem e fiquem instáveis. Pode mesmo levar à perda de dentes.

COMO POSSO PARAR A RECESSÃO GENGIVAL?

Se quer saber se tem recessão gengival ou se pensa que poderá ter recessão gengival, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o seu médico dentista e obter aconselhamento sobre como parar a recessão gengival.

Existem vários tratamentos para a recessão gengival incluindo:

Raspagem e alisamento radicular

Em caso de recessão gengival, o seu dentista pode sugerir raspagem e alisamento radicular. Este é um procedimento de duas fases, pelo que poderá ser necessária mais do que uma visita ao médico dentista. Primeiro, é removida toda a placa e tártaro endurecido acima e abaixo da linha da gengiva (zona em que a gengiva se junta ao dente). Depois o seu dentista fará um alisamento radicular, ao alisar as raízes dos seus dentes para ajudar as gengivas a fixarem-se novamente aos dentes. Poderá ser submetido a um anestésico local durante o procedimento.

Depois do tratamento, é normal que as suas gengivas estejam vermelhas, inchadas e doridas e que a sensação de sensibilidade aumente. O seu dentista poderá recomendar a utilização de um elixir antimicrobiano como Parodontax Elixir Extra para ajudar a reduzir as bactérias e prevenir a infeção.

A raspagem e o alisamento são normalmente suficientes para resolver o problema, mas irá necessitar de fazer check-ups regulares para se certificar que a sua recessão gengival melhorou e que não está a piorar. É também importante manter uma boa rotina de saúde oral para proteger as suas gengivas.

Cirurgia periodontal

Para casos mais graves de recessão gengival, o seu dentista poderá recomendar cirurgia periodontal. Existem diferentes tipos que incluem:

  • Raspagem e alisamento radicular em campo aberto: Se o tratamento não cirúrgico não tiver funcionado, o seu dentista poderá recomendar a raspagem e alisamento radicular em campo aberto, em que o tecido gengival afetado é dobrado para ter um melhor acesso para limpar e alisar as raízes. A gengiva é depois recolocada comodamente, fazendo com que seja mais fácil de a manter limpa e saudável.
  • Regeneração: Um tratamento cirúrgico que pode ajudar a regenerar o osso e o tecido da gengiva danificados. O seu dentista irá limpar acima e abaixo da gengiva para remover as bactérias e a placa bacteriana. Depois um material regenerativo - uma membrana, proteína estimuladora de tecidos ou enxerto de tecidos, será aplicado para encorajar o seu organismo a restaurar naturalmente o osso e tecido danificados. Por fim, a gengiva é recolocada com segurança sobre a raiz do dente.

Enxertos das gengivas

Se perdeu tecido das gengivas, o seu dentista pode sugerir cirurgia dos tecidos moles ou enxerto das gengivas. Isto é quando o tecido é enxertado das gengivas adjacentes ou do céu da boca e suturado ao tecido das gengivas para cobrir a raiz exposta do seu dente.

A melhor proteção contra a recessão gengival é a verificação regular com um médico dentista e uma boa rotina de saúde oral. Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.