Location:

Mulher a colocar um aparelho ortodôntico na boca

APARELHOS ORTODÔNTICOS E O SANGRAMENTO DAS GENGIVAS: OS FACTOS

Se o seu aparelho fixo ou removível estiver bem ajustado não deve provocar o sangramento das gengivas. O desafio de quando se utiliza aparelho passa por ter especial atenção à limpeza dos dentes e gengivas para se assegurar a remoção de qualquer acumulação de placa bacteriana.

Toda a gente tem placa bacteriana na sua boca e, se esta não for removida com escovagem regular e eficaz, pode acumular-se e irritar as gengivas levando a gengivas vermelhas, inchadas e que sangram, sendo que todos estes são sinais de doença gengival.

Se sangra quando escova os dentes ou usa fio dentário, deverá avisar o seu médico dentista para se aconselhar sobre o melhor tratamento.

De igual forma, se sentir desconforto no uso do seu aparelho fixo ou removível, deverá consultar o seu médico dentista para chegar a uma solução.

Como os aparelhos podem AFETAR as suas gengivas

O uso de um aparelho ortodôntico pode tornar as suas gengivas mais vulneráveis. Às vezes, partículas de alimentos podem alojar-se dentro ou à volta dos aparelhos e, quando não removidas, podem levar à acumulação de placa bacteriana, uma das principais causas de sangramento das gengivas. É por isso que é importante manter os seus dentes e gengivas limpas, especialmente quando usa aparelho ortodôntico.

Remover as partículas de alimentos presas na sua boca, pode ajudar a evitar acumulação de placa bacteriana e uma boa rotina diária de higiene oral é a melhor maneira de manter as gengivas saudáveis, os dentes fortes e o hálito fresco. O seu médico dentista ou higienista também o irá aconselhar sobre a melhor maneira de limpar o seu aparelho ortodôntico.

1. Oliver et al. J Clin Periodontol 1998;69(2):296-78.
2. Brown et al. J Dent Res 1996;75:672-83.
3. Data on file, GSK, parodontax Segmentation, August 2015.