CONSELHOS DO SEU MÉDICO DENTISTA SOBRE COMO CUIDAR A DOENÇA GENGIVAL EM CASA

Embora possa ter alguns sinais de doença gengival, tais como gengivas inchadas, vermelhas ou sangramento das gengivas, poderá não perceber que tem problemas gengivais até consultar o seu médico dentista. A gengivite, a primeira fase da doença das gengivas, poderá não ser dolorosa, e muitas vezes não é detetada. Também poderá passar despercebida num fumador, pois fumar pode suprimir os sintomas precoces.

É por isso que é tão importante visitar o seu médico dentista regularmente, pois um exame profissional poderá detetar sinais de doença das gengivas mesmo que estes não sejam óbvios, permitindo que tome medidas para a tratar antes que se torne mais grave.

A gengivite grave é tipicamente provocada pela acumulação de placa bacteriana à volta e entre os dentes. Se não for removida pela escovagem regular pode irritar as gengivas e deixá-las vermelhas, inchadas, a sangrar e, eventualmente, levar à sua recessão. Na fase final, as suas gengivas ficam tão danificadas que afetam o sulco dentário. Esta é a última fase da doença gengival - a periodontite, é irreversível, e pode provocar perda de dentes.

COMO PODE AJUDAR A PARAR A GENGIVITE

Se o médico dentista lhe diagnosticar gengivite então deverá receber conselhos sobre como a cuidar em casa para evitar que piore. Também poderá receber conselhos sobre tratamentos profissionas em cirurgia.

A chave para cuidar deste problema com sucesso é a remoção e controlo da acumulação de placa bacteriana com uma boa rotina de higiene oral.

O primeiro passo é a escovagem duas vezes ao dia com uma técnica correta para se assegurar que os seus dentes e gengivas ficam realmente limpos. Se estiver em risco de graves problemas gengivais, o seu médico dentista poderá sugerir que utilize uma única escova para toda a boca, ou ainda escovas e ferramentes de limpeza para as zonas mais difíceis. Por exemplo, as escovas interdentais ou de tufo único e o fio dentário para remover a placa bacteriana de zonas complicadas, como entre os dentes.

Segundo passo, utilize uma pasta de dentes parodontax, que está clinicamente comprovada na redução da placa bacteriana acumulada.

FALE COM UM PROFISSIONAL DE SAÚDE

Manter a saúde dos seus dentes e gengivas em casa é a melhor forma de ajudar a prevenir e tratar a doença das gengivas mas nunca deverá ser visto como uma alternativa às consultas regulares com o seu médico dentista ou higienista. Só um profissional pode diagnosticar a gengivite ou perceber se progrediu para a periodontite, doença que deve ser tratada por um profissional para ajudar a minimizar os danos nas gengivas e dentes.