COMO O SEU MÉDICO DENTISTA PODE TRATAR A DOENÇA DAS GENGIVAS

Os médicos dentistas são especialistas em manter os dentes e as gengivas saudáveis. Durante uma consulta examinam a sua boca, dentes e gengivas para identificar quaisquer problemas e podem proporcionar a primeira defesa contra a doença das gengivas.

Ao contrário de uma dor de dentes ou sensibilidade dentária, a doença das gengivas não costuma provocar dor ou desconforto, portanto mesmo que observe alguns dos sinais, tais como gengivas vermelhas, inchadas, que sangram ou a retrairem, poderá não procurar ajuda tão rapidamente como deve. Mas se a doença gengival não for tratada na sua primeira fase, gengivite, poderá avançar para a periodontite, que é muito mais grave e pode levar à perda de dentes.

COMO PODE IDENTIFICAR A GENGIVITE NUMA CONSULTA DENTÁRIA

Durante a primeira parte de uma consulta dentária o seu médico dentista pode fazer um "historial" que o ajuda a construir o contexto da sua saúde e factores de risco. Poderá fazer algumas das seguintes perguntas:

  • Tem observado sinais de doença gengival, tais como sangramento ou gengivas inchadas?
  • Já fez algum tratamento para a doença das gengivas no passado?
  • É fumador ou tem um historial familiar de doença gengival?
  • Questões sobre a sua rotina de higiene oral, tal como a frequência com que escova os dentes.

Ao fazer estas perguntas, o seu médico dentista pode perceber se tem mais probabilidade de sofrer de doença gengival. Se já fez tratamentos prévios ou tem sintomas precoces da doença das gengivas, isto vai alertar o seu médico dentista para potenciais problemas. Se for fumador ou tiver uma história familiar de doença das gengivas estará em maior risco. Se não tiver uma boa rotina de higiene oral então tem maior probabilidade de sofrer de problemas das gengivas.

A segunda fase é o exame clínico, onde o seu médico dentista procura sinais de doença gengival, tais como:

  • Gengivas inflamadas, inchadas ou vermelhas
  • Sangramento das gengivas
  • Alterações da textura das gengivas - as gengivas saudáveis têm reentrâncias mínimas que parecem pontilhado, na sua superfície, e com a doença gengival ficam inchadas, lisas e com uma textura brilhante
  • Recessão das gengivas, quando a linha da gengiva se começa a afastar do dente
  • Sulcos ou bolsas que se desenvolvem entre as gengivas e os dentes
  • Dentes soltos que abanam

COMO PODE O SEU MÉDICO DENTISTA AJUDAR?

Se o seu médico dentista diagnosticar gengivite então poderá sugerir que faça uma limpeza profissional, conhecida como destartarização e polimento. Esta pode ser feita pelo médico dentista ou higienista e foi desenvolvida para remover a acumulação mais persistente da placa bacteriana e deixar os seus dentes totalmente limpos.

O seu médico dentista ou higienista também pode dar-lhe conselhos sobre como tratar e prevenir a doença gengival em casa.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO CONSULTAR O MEU MÉDICO DENTISTA?

O seu médico dentista irá aconselhá-lo sobre de quanto em quanto tempo deve ir a uma consulta. Caso tenha problemas ou sintomas entre consultas deve marcar uma imediatamente.