Location:

Cuspo com sangue no ralo de um lavatório
Symptoms

Sintomas

Qual o significado do sangramento das gengivas?

Não é normal sangrar ao escovar os dentes. Isto pode, de facto, ser um sinal precoce de doença gengival e poderá ser o primeiro passo em direção à perda de dentes.

Se vir sangue no lavatório após a escovagem, ocasional ou diariamente, não deve ignorar o sangramento das gengivas.

Ilustração de uma gengiva a sangrar

Causas do sangramento das gengivas

O sangramento das gengivas costuma ser provocado pela placa bacteriana, uma película pegajosa de bactérias que se acumula constantemente à volta e entre os seus dentes. Se a placa bacteriana não for removida poderá irritar as gengivas, tornando-as vermelhas e inchadas e dando origem a mau hálito e sangramento.

No entanto, também existem outras causas possíveis do sangramento das gengivas. Estas incluem a escovagem agressiva, uma escova nova ou um método deficiente de uso do fio dentário e a administração de alguns medicamentos.

Como parar o sangramento das gengivas

Independentemente do que pode considerar como causa do sangramento das suas gengivas, o melhor é mesmo falar com o seu médico dentista o mais rapidamente possível. Ele poderá investigar os seus sintomas e aconselhá-lo acerca do melhor tratamento para si.

Existem também vários passos simples que poderá querer considerar no combate ao sangramento das gengivas - alterações à sua rotina de higiene oral que podem impedir que o problema se agrave. Para funcionar de forma eficaz, estas medidas deverão tornar-se diárias e não serem tomadas apenas quando vê sangue ao escovar os dentes:

  1. Escove os seus dentes duas vezes ao dia durante pelo menos dois minutos com uma pasta de dentes com flúor parodontax. Quando usada duas vezes ao dia, parodontax é 4x mais eficaz do que uma pasta de dentes regular na remoção da placa bacteriana, a principal causa do sangramento das gengivas.
  2. Utilize uma escova com uma cabeça pequena e cerdas suaves e arredondadas, prestando atenção particular à linha das gengivas.
  3. Utilize o fio dentário ou escovas interdentais para remover a placa bacteriana de zonas de difícil acesso, como entre os dentes.
  4. Utilize um elixir como o Elixir parodontax Diário que fornece proteção diária às gengivas.
  5. Faça visitas regulares ao seu médico dentista pois este poderá ver problemas nas suas gengivas antes que dê conta dos sintomas. Caso sangre das gengivas, relate o facto ao seu médico dentista rapidamente, antes que o problema se torne mais grave.