Cuspo com sangue no ralo de um lavatório
Symptoms

Sintomas

Tudo o que precisa de saber sobre a recessão gengival

O termo recessão gengival refere-se ao deslocamento da gengiva, expondo a raiz do dente. O primeiro sinal costuma ser o de aumento da sensibilidade dentária mas poderá também reparar que o dente parece mais comprido que o normal ou sentir um degrau na zona onde a gengiva deveria juntar ao dente (conhecida como a linha da gengiva).

Embora seja um problema dentário comum, a recessão gengival não deve ser ignorada pois pode ser um sinal de doença das gengivas.

Ilustração de recessão das gengivas

O que provoca a recessão gengival?

A recessão das gengivas pode ser provocada por vários factores, incluindo a idade, a escovagem agressiva ou uma higiene oral deficiente. A má higiene oral pode resultar em gengivite, quando as gengivas ficam inchadas devido à presença da placa bacteriana e, se não for tratada, as gengivas regridem.

Se a causa da recessão das gengivas não for identificada e continuar a progredir, poderá levar a problemas mais graves. A gengiva poderá afastar-se do dente, criando bolsas em redor onde se acumula ainda mais placa bacteriana. Com o tempo estas bolsas tornam-se mais profundas, as gengivas continuam a regredir e os dentes podem soltar-se.

Como parar a recessão gengival

É um facto: uma vez que as gengivas regridem, este processo é irreversível. Isto significa que reparar e tratar o problema na fase mais precoce - e antes que se desenvolva para alguma coisa pior - é fundamental.

Assim sendo, a primeira coisa que deve fazer, se suspeitar que pode estar a sofrer de recessão das gengivas, é falar com o seu médico dentista, pois ele poderá identificar a causa da recessão gengival e aconselhá-lo sobre os melhores tratamentos para esse problema.

A reavaliação da sua rotina diária de higiene oral com o seu médico dentista, pode ajudar a evitar a recessão das suas gengivas ou, caso já sofra deste problema, evitar que piore.

Utilizar uma pasta de dentes com flúor parodontax pode ajudar a parar e prevenir o sangramento das gengivas. Com uma escovagem duas vezes ao dia, parodontax é 4x mais eficaz do que uma pasta regular na remoção da principal causa do sangramento das gengivas, a placa bacteriana acumulada ao longo da linha da gengiva (onde a gengiva se junta ao dente), ajudando assim a manter as gengivas saudáveis e os dentes fortes.