Cuspo com sangue no ralo de um lavatório
Symptoms

Sintomas

O que provoca as gengivas inchadas?

Enquanto as gengivas saudáveis são rosadas e firmes, as gengivas inflamadas tendem a estar avermelhadas e inchadas. Estes costumam ser os sinais mais precoces da doença gengival, por isso, deverá falar com um médico dentista o mais rapidamente possível porque pode vir a piorar.

A causa mais comum das gengivas inflamadas ou inchadas é a placa bacteriana que se acumula constantemente à volta e entre os dentes. Esta têm tendência a desenvolver-se quando ficam na boca restos de comida com hidratos de carbono (açúcares e amidos).

Se não for removida (normalmente pela escovagem), a placa bacteriana pode provocar inchaço e inflamação das gengivas à volta dos dentes. Esta inflamação poderá eventualmente espalhar-se para o sulco da gengiva que segura o dente ou até levar a problemas mais sérios, tais como a periodontite.

Existem também outras causas da inflamação das gengivas por isso é importante falar com o seu médico dentista caso esteja preocupado.

Ilustração de gengivas inchadas

Tratamentos para as gengivas inchadas

Para além de falar com o seu médico dentista e ser avaliado regularmente existem várias outras medidas que pode tomar para remover a placa bacteriana e simultaneamente cuidar das gengivas inchadas:

  1. Escove os seus dentes com uma pasta de dentes com flúor parodontax que é 4x mais eficaz (quando comparada com uma pasta de dentes regular) na remoção da maior causa do sangramento gengival, a placa bacteriana acumulada ao longo da linha das gengivas (a zona onde a gengiva se encontra com o dente), ajudando a manter as gengivas saudáveis e os dentes fortes.
  2. Utilize uma escova com cerdas suaves e uma cabeça pequena e arredondada, prestando atenção particular à linha das gengivas.
  3. Utilize o fio ou escovas interdentais para remover a placa bacteriana de zonas de difícil acesso, como entre os dentes.
  4. Utilize um elixir como o Elixir parodontax Diário que foi desenvolvido para dar proteção diária às gengivas.
  5. Marque consultas regulares com o seu médico dentista, pois este poderá ver problemas nas suas gengivas antes que dê conta de algum sintoma. Caso sangre das gengivas, relate esse facto ao seu médico dentista rapidamente, antes que o problema se torne mais grave.