Ilustração de gengivas afetadas por gengivite com o rótulo 'Fases'
Ilustração de gengivas afetadas por gengivite com o rótulo 'Fases'

Fases

O que é a periodontite e como pode levar à perda de dentes?

A periodontite (ou doença periodontal) é uma infeção bacteriana dos tecidos especializados, ligamentos e ossos que rodeiam e apoiam os seus dentes, conhecidos coletivamente como o periodonto.

É a segunda e mais grave fase da doença gengival. Uma vez que sofre de periodontite, é irreversível e poderá levar à perda permanente de dentes. A periodontite requer tratamento médico ou dentário.

Ilustração de gengivas afetadas por periodontite com instrumento dentário

O que provoca a periodontite?

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela placa bacteriana que se acumula acima e abaixo da linha da gengiva (a zona onde a gengiva se encontra com o dente) e pode levar a danos irreversíveis do osso e tecidos que suportam os seus dentes.

Estes danos nos tecidos podem resultar na separação das suas gengivas dos dentes, criando pequenos espaços ou bolsas onde mais placa bacteriana pode crescer e criar infeções. À medida que a condição piora, o osso sofre erosão. Quando não tratada, pode eventualmente resultar em dentes soltos que depois caem ou são removidos pelo médico dentista.

Não ignore os sinais

A periodontite é a fase final do percurso da doença das gengivas. Ao contrário da gengivite, não é reversível e normalmente tem consequências graves e duradouras no aspecto dos seus dentes e gengivas. Por isso, é extremamente importante que impeça este problema de avançar.

Sangrar ao escovar os dentes ou usar o fio dentário, mau hálito e gengivas vermelhas e inchadas são todos sinais de doença gengival precoce e não devem ser ignorados. Se sentir qualquer um destes sintomas deve consultar imediatamente o seu médico dentista ou higienista. Eles poderão aconselhá-lo quanto ao melhor tratamento a fazer antes que o problema se agrave.

Poderá adotar uma boa rotina de higiene oral que inclui: escovagem duas vezes ao dia, com uma pasta de dentes com flúor como parodontax, uso do fio dentário ou utilização de uma escova interdental suave todos os dias, e realização de consultas dentárias regulares.