Location:

Ilustração de gengivas afetadas pela gengivite com o rótulo 'Fases'
Ilustração de gengivas afetadas pela gengivite com o rótulo 'Fases'

Fases

O que é a gengivite?

Gengivite é o termo médico para a inflamação das gengivas. É uma forma intermédia de doença gengival e costuma provocar vermelhidão, inchaço e sangramento do tecido das gengivas, especialmente quando escova os dentes ou usa o fio dentário, ou quando trinca algo duro como uma maçã.

A gengivite é tratável, portanto é importante consultar o seu médico dentista e entender os seus sintomas antes que se desenvolvam outros problemas.

Ilustração de gengivas afetadas pela gengivite com instrumento dentário

O que causa a gengivite?

A principal causa da gengivite é a acumulação de placa bacteriana, uma camada de bactérias que se desenvolve continuamente à volta dos dentes e entre eles, especialmente em zonas de difícil acesso. Estas bactérias irritam as gengivas e resultam na sua inflamação.

Além disso, pequenos espaços ou bolsas aparecem entre as gengivas e os dentes. Quando não tratadas, estas bolsas ficam mais profundas e podem levar a problemas mais graves como sensibilidade dentária ou periodontite.

As gengivas dos fumadores também são mais suscetíveis a infeção pois fumar reduz a circulação do sangue e dos nutrientes para os tecidos gengivais.

Tratamento da Gengivite

Agindo rapidamente, a gengivite pode ser facilmente tratada pelo seu médico dentista. É por isso que é tão importante visitar o seu médico médico dentista ou higienista regularmente, pois eles poderão identificar problemas nas suas gengivas antes de exibir quaisquer sintomas de gengivite.

No entanto, pode tomar medidas diárias para reduzir o seu risco de gengivite ao manter uma boa rotina de higiene oral. Isto inclui escovar os dentes durante 2 minutos, duas vezes ao dia, com uma pasta de dentes com flúor parodontax. parodontax ajuda a parar e prevenir o sangramento das gengivas, sendo 4x mais eficaz do que uma pasta de dentes regular, na remoção da principal causa do sangramento das gengivas, a placa bacteriana acumulada ao longo da linha da gengiva (a zona onde a gengiva e o dente se encontram), ajudando a manter as gengivas saudáveis e os dentes fortes.