Location:

Ilustração de gengivas afetadas pela gengivite com o rótulo 'Fases'
Ilustração de gengivas afetadas pela gengivite com o rótulo 'Fases'

Fases

O que são gengivas saudáveis?

Gengivas saudáveis são essenciais para ter dentes fortes. As gengivas são compostas por tecidos moles, como a pele, e cobrem os ossos que suportam os dentes. Estas formam um selo firme à volta dos dentes, limitando o espaço onde a placa bacteriana pode crescer.

As gengivas saudáveis são cor rosa claro ou tom coral, embora possam ter também outra pigmentação dependendo da sua origem étnica.

Alterações às suas gengivas como, por exemplo, aparecerem vermelhas ou inchadas, sangrarem quando escova ou usa o fio dentário ou começarem a regredir, podem ser sinais de doença das gengivas.

A principal causa da doença das gengivas é a acumulação de placa bacteriana ao longo da linha da gengiva (onde a gengiva se junta ao dente). Se esta não for removida com escovagem dos dentes e uso do fio dentário regularmente, poderá resultar em irritação e gengivite, que é uma forma precoce e reversível da doença gengival.

Se a gengivite não for tratada, poderá enfraquecer o selamento entre as gengivas e os dentes, permitindo a criação de pequenos espaços ou bolsas. Quando não é tratada ao longo do tempo, estas bolsas entre as gengivas e os dentes vão aprofundando e desenvolve-se a forma mais grave de doença gengival, a periodontite, que é irreversível e pode resultar na perda de dentes.

Ilustração de gengivas saudáveis