Location:

Ilustração de bactérias nas gengivas, com o rótulo 'Causas'
Ilustração de bactérias nas gengivas, com o rótulo 'Causas'

Causas

Como a placa bacteriana provoca doença gengival

Sabia que a sua boca pode albergar mais de 300 tipos de bactérias? De facto, isto é perfeitamente normal e só uma pequena percentagem destas bactérias são capazes de provocar cáries ou doença gengival.

Mas até uma quantidade pequena de bactérias pode ser o suficiente para irritar as gengivas quando se permite a sua acumulação e a formação de placa bacteriana. Além disso, se não for controlada, poderá levar a uma série de problemas - desde o sangramento ou inchaço das gengivas devido à gengivite, a problemas mais graves como a periodontite e até perda de dentes.

Ilustração de bactérias dentro das gengivas, ampliada por uma lupa

Placa bacteriana e doença gengival

A placa bacteriana é uma das causas mais comuns da doença das gengivas. As bactérias utilizam os açúcares presentes na comida para produzir ácidos que podem irritar as gengivas e dissolver o esmalte dentário levando a cáries dentárias. As toxinas libertadas pelas bactérias também podem inflamar e danificar os tecidos à volta das gengivas, induzindo o corpo a enviar mais sangue para a área afetada. Isto, por sua vez, origina o sangramento das gengivas quando escova os dentes.

Quando a escovagem diária e a limpeza com fio dentário não removem a placa bacteriana, esta pode endurecer e formar tártaro. Esta é uma substância encrustada que se acumula na linha gengival e se agarra aos dentes, tornando a sua limpeza mais difícil.

Entretanto, a presença das bactérias pode soltar as gengivas dos dentes, deixando pequenos espaços ou bolsas onde ainda mais placa bacteriana se pode formar. Ao longo do tempo estes espaços tornam-se mais profundos e acabam por enfraquecer os ossos e os tecidos que apoiam e protegem os seus dentes.

Como parodontax pode ajudar

Utilizada duas vezes ao dia, uma pasta de dentes com flúor parodontax, é 4x mais eficaz do que uma pasta de dentes regular na remoção da placa bacteriana acumulada, a principal causa do sangramento das gengivas, ajudando a manter as gengivas saudáveis e os dentes fortes. Contém partículas de bicarbonato de sódio refinado que penetram a camada de placa bacteriana e impedem a sua aderência aos dentes, enviando as bactérias pelo ralo abaixo.

Outras formas de prevenir a acumulação da placa bacteriana

É importante ir a consultas dentárias regularmente para verificar a quantidade de placa bacteriana na sua boca e tratar quaisquer problemas antes que piorem. Também deve consultar o seu médico dentista assim que sinta ou repare em quaisquer sinais de doença das gengivas, tais como ver sangue durante a escovagem ou uso do fio dentário.

Juntamente com a escovagem regular existem outras medidas simples que pode tomar na sua rotina diária de higiene oral para ajudar a limitar a quantidade de placa bacteriana que se acumula à volta e entre os seus dentes e gengivas - e ajudar a parar a evolução da doença das gengivas:

  1. Use o fio dentário ou escovas interdentárias para se livrar de placa bacteriana presa em zonas de difícil acesso, como entre os dentes.
  2. Utilize uma escova dentária com uma cabeça pequena e cerdas suaves e redondas e não se esqueça de limpar ao longo da linha da gengiva.
  3. Bocheche com um elixir que ajude a proteger os dentes e as gengivas diariamente.